Go to Main Content
COMPARTILHAR: Imprimir Compartilhar

Estrutura Societária

A Melnick desenvolve suas atividades de incorporação e construção de empreendimentos imobiliários diretamente ou por meio de SPEs, as quais são utilizadas como mecanismos para maximizar as suas atividades e resultados e a transferência de seus negócios.

As sociedades constituídas como SPEs têm como objetivo facilitar a contratação de empréstimos, visto que possibilitam a segregação do patrimônio das SPEs do patrimônio da Companhia, minimizando os riscos para o financiador. Esse formato permita a participação de sócios nos empreendimento.

Principais fontes de receita

A receita da Melnick decorre principalmente da incorporação e venda de imóveis e, em menor proporção, da prestação de serviços de construção próprios e para terceiros.

Receita de Incorporação Imobiliária

A receita de incorporação imobiliária inclui os valores provenientes da venda de unidades dos empreendimentos da Companhia, incluindo correção monetária e excluindo juros para os empreendimentos com vendas a prazo.

Receita de Prestação de Serviços

A receita de prestação de serviços decorre de taxas de administração cobradas sobre os serviços de gerenciamento e construção dos empreendimentos próprios e para terceiros.

Custos de vendas e serviços prestados

Os custos da Melnick decorrem principalmente da incorporação imobiliária e, em menor escala, do custo de serviços prestados.

Incorporação Imobiliária

Os custos de incorporação imobiliária compreendem os custos relativos aos terrenos e aos custos de construção, que incluem projeto, fundação, estrutura e acabamento, assim como os custos relativos a uma ampla variedade de matérias-primas e mão-de-obra própria e terceirizada.

Dentre os custos de incorporação imobiliária, destaca-se o custo referente à aquisição de terrenos. Esse custo pode sofrer significativa variação em decorrência das características de cada um dos terrenos, da região e do segmento do empreendimento a ser lançado. As formas de aquisição de terreno consistem em pagamento em dinheiro, permuta por unidades de seus empreendimentos presentes ou futuros, permuta financeira (em que uma parcela das receitas decorrentes da venda de unidades do empreendimento a ser desenvolvido no terreno é repassada ao seu vendedor), e a combinação de qualquer dessas formas.

Em média, a evolução dos custos de construção são empregados conforme a tabela a seguir:

Período de Construção (em meses) Percentual de Custo Incorrido (1)
1º ao 6º 15%
7º ao 12º 25%
13º ao 18º 30%
19 ao 24º 30%

(1)Não incluindo o custo para aquisição dos terrenos.